quinta-feira, 16 de abril de 2009

Saiba o que são espinhas!!

Acne (ou espinha) é uma das doenças dermatológicas mais comuns e aparece com freqüência em adolescentes e adultos jovens, tanto homens quanto mulheres.
Cerca de 85% das pessoas com acne apresentam manifestações simples, aquelas espinhas pequenas e comuns.

As outras 15% têm acne inflamatória, com lesões mais aparentes, de intensidade variável e precisam de tratamentos mais específicos.



A acne é mais comum no rosto, mas pode aparecer também no pescoço, peito, costas, ombros, braços e pernas.
Existe uma tendência hereditária nas espinhas. Se os pais de um jovem tiveram ou têm espinhas, é provável que ele tenha espinhas também.

Espinha é uma doença que afeta o folículo pilossebáceo, formado por glândulas sebáceas e pêlo. As glândulas sebáceas estão na pele e produzem o sebo, um "lubrificante" da pele, saudável para impedir o seu ressecamento.




Vários fatores aumentam exageradamente a produção do sebo, como as típicas mudanças hormonais que ocorrem na puberdade. Esse "exagero de produção de sebo" é relacionado ao aparecimento da acne. Por isso aparecem tantas espinhas nessa fase da vida.


Normalmente as células das camadas mais externas da pele descamam gradativamente. Durante a puberdade, essas células descamam mais rápido, podendo ocorrer aglomeração dessas células no orifício do folículo pilossebáceo, produzindo uma obstrução deste local. Esta obstrução impede que o sebo saia pelo orifício. Este acúmulo forma o que se chama de "comedão".
A retenção do sebo libera algumas substâncias que causam irritação e, conseqüentemente, surge uma inflamação. Ao mesmo tempo, o sebo é um meio propício à proliferação de uma bactéria chamada Propionibacterium acnes, que intensifica a acne.


Qual a diferença entre cravo e espinha? Eles podem ser espremidos?
Tanto cravo quanto espinha são nomes populares para diferentes estágios de acne. O cravo é um "comedão" (sebo que não foi eliminado do folículo pilossebáceo), mas sem inflamar. O que se vê, normalmente, é um ponto preto.
A espinha é acompanhada por um processo inflamatório, virando um ponto vermelho na pele, com ou sem pus, geralmente dolorido.
Nenhum dos dois deve ser espremido, pois isso pode agravar o processo e deixar cicatrizes.


Tensão emocional e ciclo menstrual influenciam as espinhas?
É muito comum ouvirmos falar do estresse relacionado ao aparecimento de espinhas. Isso se deve ao fato de o estresse provocar efeitos no corpo, como alterações hormonais, que podem propiciar o aparecimento da acne e podem atuar como agravantes da acne sim.


Alimentação influencia as espinhas?
Comida não causa espinhas. Não existem evidências científicas que sugiram que a alimentação cause ou influencie a acne. Evitar alimentos que não fazem bem à saúde de um modo geral é aconselhável, porém, uma dieta não vai resolver o problema da acne, e sim um tratamento adequado.


Quais são as consequencias das espinhas?
Todos os casos de espinhas podem ser tratados com sucesso. Sem tratamento, as espinhas podem provocar alterações físicas e psicológicas.
Como a acne tem um impacto significativo na aparência da pessoa, espinhas no rosto podem causar redução da auto-estima, vergonha, sentimentos de ansiedade e depressão, preocupação, frustração e, até mesmo, maior dificuldade em obter emprego.
As cicatrizes físicas podem ser desfigurantes, e afetar, como a própria acne, a vida psicossocial das pessoas.


Toda marca na pele deixa uma cicatriz? Como preveni-las?
A cicatriz é uma forma da pele responder à presença da acne. Nem toda marca na pele, porém, é uma cicatriz. Marcas avermelhadas na pele podem não ser permanentes, e desaparecer após algum tempo. As cicatrizes da acne podem ser físicas ou emocionais.
O tratamento da acne é a melhor maneira de se prevenir cicatrizes. Com a ajuda de um dermatologista, quase todos os casos de acne podem ser curados.

Tipos de tratamento
Medidas gerais:
sabonetes neutros e loções dermatológicas. Servem para combater os efeitos nocivos do excesso de sebo, sem impedir sua produção.


Substâncias esfoliativas: utilizadas principalmente para a acne leve. Atuam limpando os poros, mas não impedem a produção do sebo (ex.: peróxido de benzoíla, ácido salicílico).


Antibióticos tópicos: Inibem a proliferação das bactérias. São utilizadas loções ou cremes à base de eritromicina e ácido fusídico.


Antibióticos orais: atuam inibindo a proliferação das bactérias. São reservados para casos mais graves e que apresentam pus.

Corticóides tópicos: são usados contra a inflamação.


Hormônios: contraceptivos orais (hormônios femininos). Agem neutralizando o efeito dos hormônios masculinos em excesso - indicado apenas para mulheres.


Derivados ácidos da vitamina A: ácido retinóico em creme, gel ou loção. Agem contra a formação e na dissolução de comedões, mas não impedem a produção de sebo.


Retinóide oral: retinóide (substância derivada da vitamina A, de uso oral) para acne. . Reduz o tamanho das glândulas sebáceas. Diminui a secreção de sebo. Modifica a composição das gorduras contidas no sebo. Amolece a queratina que impedia a saída do sebo. Reduz a inflamação

Dicas práticas para pacientes com Acne

Como barbear a pele com acne?
Procure cortar os pêlos no sentido que eles crescem, evitando "escanhoar", tente lavar a área afetada com algum sabonete germicida antes de se barbear, e aplicar uma solução ou gel de antibiótico sobre as lesões inflamadas após o barbeamento, isso pode ajudar. O uso de barbeador elétrico, algumas vezes também pode trazer benefícios, vale a pena experimentar. Se possível, evite se barbear todos os dias.

Como se depilar durante o tratamento?
Não só a acne, mas alguns tipos de tratamento (como "ácidos" e retinóides), deixam a pele mais sensível, e a depilação com cera (tanto fria quanto quente) deve ser evitada, pois pode machucar a pele. Dê preferência ao uso de lâmina fria, e converse com seu dermatologista sobre outras opções para as áreas que você deseja depilar.

Quantas vezes devo lavar o rosto?
Lave quando sentir necessidade. Quando sua pele estiver mais oleosa, você pode experimentar algum sabonete específico para acne (peça um para seu dermatologista!), e procure usar água morna. Algumas vezes, após o início de algum tratamento, a pele pode se ressecar um pouco, então a freqüência de lavagens e o tipo de produto usado podem ser alterados.

Preciso usar hidratantes?
Não nas áreas com acne. Se sentir necessidade, pode aplicá-los em outras regiões, como pernas e pés, mas evite usá-los nas áreas com acne, a menos que seu dermatologista recomende.

Apareceu uma espinha bem no dia da festa, o que faço?
Enquanto a festa não chega, a aplicação de um antibiótico tópico pode ajudar (é bom perguntar ao seu dermatologista qual o melhor no seu caso!). Nunca manipule as lesões, isso só piora o quadro. Se mesmo assim, na hora da festa ela ainda estiver lá, vale tentar uma base ou corretivo ("oil free") sobre a lesão. E não esqueça de levá-lo no caso de precisar de um "retoque".

Contraceptivos?
Existem diversos métodos contraceptivos eficientes para sua função principal, mas alguns deles podem causar efeitos colaterais - como o surgimento de espinhas, por exemplo. Converse com seu ginecologista sobre o melhor anticoncepcional para você e entenda por que aquela espinha que apareceu de repente não é nenhum "mistério da natureza", pode ter aparecido por causa de alterações hormonais.


É verdade que a masturbação piora a acne?
Não existe nenhuma relação entre masturbação e acne!

Chocolate causa Acne?
Isso é um mito, chocolates não causam espinhas. Não existem evidências científicas que sugiram que a alimentação cause ou influencie a acne.


Procure um dermatologista ele é o profissional para lhe indicar o melhor tratamento para Acne e inclusive para as cicatrizes que ela pode ocasionar.

6 comentários: